Porque a qualidade no atendimento ao cliente é importante?

Atendimento ao cliente, um assunto tão obvio que algumas empresas deixam ele de lado. A preocupação maior está em vender. Segundo uma pesquisa feita pela empresa sueca Better Business World Wide e divulgada no fim do ano passado, mostra o Brasil no penúltimo lugar na classificação sobre atendimento a clientes iniciados com um sorriso. Segundo pesquisa, o vendedor brasileiro é um dos menos simpáticos do mundo. O País ocupa a 15ª posição entre os 16 países do ranking – atrás apenas do Japão. (Ver matéria completa (http://twixar.me/mv6K )

Os brasileiros são conhecidos como um pais alegre e hospitaleiro, nosso atendimento não segue essa mesma linha. Como foi comprovado em pesquisa, mas afinal por que se preocupar com o “atendimento” ? Vou te contar um segredo que poucos sabem, “atendimento” não é diferencial de uma empresa, se trata de uma obrigação que poucos tem feito com excelência.

Um excelente atendimento gera muitos benefícios dentro de uma empresa e também na relação interpessoal. Abaixo alguns benefícios do excelente atendimento.

É bom para o seu marketing: Quando a empresa investe na divulgação do bom atendimento que ela oferece, chamando aqueles clientes mais relevantes para dar depoimentos, isso gera uma credibilidade para o produto e atendimento.

Fortalece a marca: Com a credibilidade gerada, sua marca será lembrada como algo que resolve e atende as expectativas do cliente. Será lembrada como sinônimo de qualidade.

Atrai parcerias: Realizando um excelente atendimento reflete muito sobre os valores da empresa e como se preocupa não só em lucrar com esse cliente, mas também gerar algo positivo e que o ajude. Desta forma atrai a atenção dos investidores e parceiros.

Evita processos judiciais: Um cliente insatisfeito, vai até as últimas consequências para buscar os seus direitos. Suas ações vão desde a abrir um processo judicial, reclamar nas redes sociais, viralizando o assunto. Uma divulgação negativa para a empresa gera um prejuízo enorme. Ninguém gosta desse tipo de divulgação correto?

Valoriza o produto e serviço: Estamos vivendo em um mercado em que os consumidores estão pesquisando cada vez mais sobre um produto e serviço, há muita oferta e a empresa que proporcionar uma experiência excelente no atendimento, vai sair na frente. Os consumidores estão preocupados com a qualidade e ser bem atendido. Existem muitos outros benéficos em prestar um excelente atendimento, gera lucro, motiva a equipe, reduz custos, agrega um bom relacionamento com o cliente, gera indicação e muito mais.

Então como proporcionar um atendimento excelente? Abaixo algumas dicas práticas:

Seja rápido e personalizado para atender ao cliente, faça com que ele se sinta único. Ele vai entender que o seu produto e serviço é único também, vai valorizar o que está comprando e perceber a qualidade do seu produto x atendimento.

A Inntegra Systems é comprometida com a busca e melhoria contínua, uma empresa preocupada em oferecer um excelente produto com excelência no atendimento. Fale com a gente.

Anterior

Próximo