(19) 2511-6009 [email protected]

Certificado digital A1 ou A3? Qual a melhor opção?

Certificado digital A1 ou A3?

Certificado Digital é um arquivo eletrônico que serve como identidade virtual para uma pessoa física ou jurídica., e por ele pode se fazer transações online com garantia de autenticidade e com toda proteção das informações trocadas. Para emissão de Nota Fiscal por ERP é necessário ter um Certificado Digital e-CNPJ válido, seja para Nota Fiscal eletrônica ou Nota Fiscal de Serviços eletrônica.

Porém você já deve ter parado para pensar ou com certeza alguém já perguntou: “A1 ou A3”, certo? Muitas entidades podem emitir ambos no Brasil, chamadas de Autoridades Certificadoras. Ambos os tipos fornecem nível de segurança e criptografia suficientes que garantem a segurança das operações, mas é importante entender as diferenças entre eles. Pois bem, vamos falar sobre as diferenças entre cada um e suas vantagens/desvantagens.

Certificado A3:

O certificado A3 é um certificado com mobilidade, por ser um cartão com um portador USB, pode ser usado em diversas máquinas diferentes, conectou, usou. Sua segurança é maior pois, além de exigir senha para uso, está dentro do token/smart card. (cartão inteligente) e é inviolável. Porém só pode ser usado em uma máquina por vez e isso fez a busca pelo A1 aumentar. A validade de um certificado A3 é de 3 anos.

Certificado A1:

O certificado A1 é o mais procurado pela praticidade. O A1 é um arquivo digital e sua segurança é apenas através de uma senha. E sem depender de cabos, qualquer máquina que tenha instalado tem o poder de assinar digitalmente os documentos fiscais. A ausência de cabos também diminui as chances de problemas de Hardware (descascar de fios, cartão perdido, entrada USB danificada, etc.). Tendo as vantagens por praticidade o A1 tem prazo menor de Validade, 1 ano apenas.

Cabe análise de custo e benefício para cada um. Possui muitas máquinas precisando ao mesmo tempo do certificado? O A1 é o ideal. Se apenas uma máquina usará o certificado para assinaturas fiscais, o ideal é usar o A3 e agradecer por seu prazo de validade mais extenso.

Se ficou alguma dúvida entre em contato com a Inntegra Systems. O ERP Mais Prático está apto para emitir nota fiscal em ambos os certificados.

Anterior

Próximo